quinta-feira, 22 de março de 2007

Eu daria pro Chico Buarque

Você é da comunidade “Nascidos em 1452”? Ou de alguma comunidade religiosa, esportiva? Da comunidade científica. Você faz parte da comunidade do seu bairro? Para fazer parte da comunidade do seu bairro é preciso estar ou ser?

Comunidade é um desses conceitos que teve o termo usado de tantas maneiras que hoje é muito difícil dizer o que ele realmente significa.

O termo tem sido usado como algo bom que se contrapõe a “sociedade”. Em arquitetura, segundo o professor Ricardo Medrano, comunidade se contrapõe a cidade; é uma forma de organização do espaço para grupos pequenos que se bastam economicamente. Um conceito anti-urbano.

Em latim, communio e communitas significam comunhão, congregação, participação.

A estudante de Direito Moara faz parte da comunidade do Orkut “Eu daria para o Chico Buarque”. Mas ela acha que não tem uma relação comunitária com os outros membros.

A interação social de sensações, sentimentos e símbolos, que corresponde ao nível sentimental, emocional e ideológico, constitui uma comunidade.

A comunidade global é uma comunidade. Afinal, todos nós temos alguma, alguma coisinha em comum.

Nas últimas décadas, o termo “comunidade” vem sendo muito usado em São Paulo para tratar de bairros da periferia. Acho eu, para desvinculá-los da imagem negativa das favelas.

Enfim, será mesmo que esses bairros são comunidades? A questão da delimitação territorial é o fator principal da formação da comunidade? É isso. Nos próximos meses, eu, Gisele Brito, escreverei às quintas com essas questões na cabeça. Espero que você acompanhe e interaja pra ver o que a gente descobre.