quarta-feira, 23 de maio de 2007

Crianças veganos, opção arriscada?


Quando somos pequenos, nossos pais decidem tudo por nós. Essas escolham podem ser certas ou erradas. No caso do bebê Crown Shakur, a decisão tomada por seus pais Lamont Thomas e Jade Sanders, foi uma decisão radical.
Veganos radicais (pessoas que não consomem nenhum tipo de produto de origem animal) os pais de Crown davam ao bebê apenas leite de soja e suco de maçã orgânico. O bebê de apenas seis meses não resistiu a essa “dieta radical” e morreu por desnutrição. Isso ocorreu em 2004.

Os pais, que eram americanos, foram julgados e condenados à prisão perpétua. O advogado do casal argumentou que os pais não tinham a intenção de matar o filho. Mas a promotoria alegou negligência.

Isso reabre a discussão, afinal a criança morreu por que os pais eram veganos, ou por negligência dos pais?

Os veganos, mais conhecidos como vegetarianos, defendem que as crianças sejam amamentadas. Não esse tipo de alimentação radical dada ao Crown.

Todos os seres humanos são veganos quando nascem. Nos primeiros meses de vida, o leite da mãe é nosso único alimento, quando estamos com alguns meses, comidas sólidas são adicionadas a nossa dieta. Só depois de algum tempo a carne é adicionada a nossa dieta com as sopinhas (nesse caso a carne é batida junto com a sopa ou só o caldinho da carne).

As crianças veganas estão mais sujeitas à falta de vitaminas de origem animal e precisam de um cuidado especial. A vitamina B12, o ferro, o zinco, o cálcio, que são importantes na fase do desenvolvimento, têm como principais fontes os alimentos de origem animal. Por isso, elas estão mais expostas a terem deficiência nutricional, alterações funcionais graves, deficiência imunológica, anemia a até infertilidade.

Há vários tipos de dietas vegetarianas:

Veganos: não comem nenhum tipo de origem animal, seja a partir de animais abatidos ou que envolva a exploração de animais vivos.
Ovolactovegetariano: é uma das formas mais flexíveis do vegetarianismo. Apesar de não poder consumir carnes, o ovolactovegetariano pode comer ovos e laticínios.
Ovovegetariano: não consome carnes nem laticínios, mas pode ingerir ovos.
Lactovegetariano: não consome carne nem ovos, mas inclui leite e produtos lácteos.
Semi-vegetariano: optam por apenas comer carne branca ou de peixe.
Frugívoros: comem apenas grãos, nozes e frutas.

Os pais precisam ter um cuidado especial com os filhos, caso decidam optar por algum tipo de ditas vegetarianas. Complementar a alimentação com vitaminas é uma boa opção. Os pais decidem o que os filhos irão comer quando somos crianças. Porém, somos nós, como o nosso livre-arbítrio de decidiremos o que iremos comer quando cresceremos.

Foto: http://utilidades.blogs.sapo.pt/arquivo/alimentos.gif
http://www.uam.es/departamentos/ciencias/ecologia/vaca.gif
Mariana escreva às quarta e ficou irritada tentando colocar as fotos nos lugares que queria.