quarta-feira, 30 de maio de 2007

Sanduíche paulistano



O sanduíche bauru ganhou fama internacional, e apesar de receber o nome da cidade do interior de São Paulo, Bauru, é um legítimo paulistano.

Nascido em Bauru, o estudante da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Casemiro Pinto Neto, era um típico estudante que deixou o interior para cursar a faculdade na cidade grande. Costumava freqüentar o bar Ponto Chic, no Largo do Paissandu nº27.

Numa noite de 1934, com muita fome, pediu para o sanduicheiro Carlos, um pão sem miolo, com queijo derretido ao banho-maria , fatias de rosbife e por último, fatias de tomate. Nasceu assim, um dos mais saborosos sanduíches do Brasil, o bauru.

O amigo de Casemiro, Antônio Boccini Jr, experimentou o tal sanduíche, adorou e pediu “um igual ao do Bauru”, apelido de Casemiro. O nome pegou e o sanduíche foi batizado com o nome da cidade natal de seu inventor, Bauru.

Logo o sanduíche ganhou fama e expandiu-se pelo Brasil e Casemiro tornou-se radialista, trabalhou nas rádios Record e Pan-Americana, atual Jovem Pan.

Hoje a receita original, criada por Casemiro, ganhou um fatia de pepino em conserva. Além, de serem criadas variações como: bauru francês - pão francês, rosbife, queijo fundido (gruyere) e mostarda dijon, bauru italiano - pão francês, rosbife, queijo fundido (mussarela), presunto de Parma, tomate seco e uma pitada de orégano, bauru americano - pão francês, rosbife, queijo fundido (mussarela), alface americana, tomate e picles de pepino e o bauru gaúcho - pão francês, rosbife de picanha, queijo fundido (ementhal), almeirão e tomate.

O bauru tornou um sanduíche popular, pessoas de todos os níveis sociais e faixa etária já provaram dessa delícia gastronômica tipicamente paulistana.

Graças ao bauru, o Ponto Chic ficou conhecido. Hoje, bar expandiu-se e abriu mais duas filiais, uma no Paraíso (Praça Oswaldo cruz, nº26) e a outra em Perdizes (Largo Padre Péricles, nº139). Um legítimo bauru custa R$10,90.
Mariana escreve às quartas.