sexta-feira, 6 de abril de 2007

Mesmo sem outdoor, festival sobre o criador de Chaves e Chapolin está em cartaz. Em vigor, a Lei Cidade Limpa...

Com o propósito de restringir a propaganda externa em São Paulo e diminuir a poluição visual, foi criada a Lei Cidade Limpa. O prazo de adequação dos estabelecimentos à norma acabou no dia 31 de março. A medida já está causando mudanças e transtornos...

Quem caminhou pelas ruas da cidade no último sábado, presenciou uma corrida pela retirada de painéis e propagandas. Reformas emergenciais foram vistas em diferentes lugares. A cidade foi despida de seu 'glamour'. Restaram buracos nas fachadas.

Igrejas entraram na dança e retiraram seus anúncios indicativos - mas acredito que os fiéis continuarão a encontrá-las. E por falar em fiel, o time dos gaviões também vai ser obrigado a retirar o outdoor, instalado na Zona Leste, que anuncia o título de campeão mundial. Nem o esporte escapa da Lei. Parece que os corintianos não gostaram muito da idéia.

Alguns teatros e grupos de artistas reclamam que a Lei vai dificultar a divulgação das artes na cidade. Ontem, um teatro da rua Augusta instalou uma faixa com críticas ao prefeito após ser orientado a retirar sua placa (o tamanho do letreiro estava em desacordo com a Lei ). Fiscais da prefeitura nada puderam fazer, já que a faixa segue os padrões permitidos pela legislação.

Talvez a Lei tenha criado alguns empregos temporários. Quem retirou, em tão curto espaço de tempo, boa parte das propagandas irregulares da cidade?Mas o quadro geral é de desemprego. Estimativas do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior de São Paulo dizem que milhares poderão ficar sem emprego.

E qual será o lazer para o fim-de-semana, além de consumir chocolate? Sem outdoor nem propaganda, está em cartaz no Centro Cultural São Paulo e na Galeria Olido um festival que homenageia Roberto Gómez Bolaño, criador das famosas séries mexicanas Chaves e Chapolin Colorado.

No CCSP, a exibição dos episódios acontece às 16h, 18h e 20h, e vai até o dia 13 de abril.

Um debate sobre a arte de Bolaños está marcado para a próxima quarta (11), às 20h, e terá a presença de Nelson Machado, que dublou a voz do personagem Quico.

Confira a programação e aproveite para conhecer o espaço cultural (que tem biblioteca, teatro, debates, apresentações musicais, etc) : www.centrocultural.sp.gov.br