segunda-feira, 28 de maio de 2007

Uma outra visão, para aqueles que, na democracia, sabem escutar - USP

Bem, como eu sou visitante nesse blog devo, por educação e respeito aos donos da casa, me apresentar. Meu nome é Wilson sou estudante de física, nerd, e o correspondente de greve convidado pela Vica. Acho que não preciso dizer o que andou acontecendo no último mês na USP. Pensando bem acho eu preciso dizer sim, uma visão um pouco diferente as vezes é bom, ou não.

Por mais que grande parte desses movimentos seja justo, não me sai da cabeça que os líderes da Comissão de Greve da física sejam filiados a vários partidos político radicais (PSTU, PCO e um deles foi filiado a um partido clandestino segundo fofocas, pensei muito em omitir essa parte mas meu sexto sentido físico me diz que ela é importante), não me sai da cabeça que o pessoal do SINTUSP sempre pede ajuda para os alunos para fazer greve em busca de uma universidade pública melhor e tudo mais, mas sempre que conseguem o aumento de salário pulam fora. E que grande parte do pessoal de fora da física que foi para badernar aparentava ser mais velhos que a maioria dos estudantes de lá e estarem embriagados, estes alunos ainda por cima ameaçaram uma menina que deu uma entrevista contrária a greve. Não paro de pensar que apenas os grevistas da física queriam dialogar, os de fora já estavam nos agredindo verbalmente. Não paro de pensar que a chapa que ganhou a eleição do DCE teve um show patrocinado pelo PT. Há tanta coisa estranha por lá que cheguei à conclusão que eu estudo na zona do crepúsculo onde tudo é cinza e embaçado, nunca vou saber se estou realmente lutando por uma universidade melhor ou se estou servindo apenas de peão pra um sindicalista filha da puta ou algum partido um tanto quanto radical. Mas os grevistas e companheiros em geral não acham. Eles vestem a camisa, vendam os olhos e saem correndo fazendo birra assim que ouvem alguém que e contrario a opinião deles e se necessário pegam os bumbos e os coturnos para convencê-los.

(...)

Enquanto isso, a Comissão de Greve estava tentando nos convencer a participar do movimento indo à reitoria e outras manifestações, lógico quem foi pego de surpresa não dava ouvidos, forçaram a entrada, princípios de confusão e alguns policiais surgiram. Outro fato engraçado foi um professor que foi ajudar a Comissão e terminou ironizando uma carta feita por outros professores (http://noticias.usp.br/acontece/obterNoticia?codntc=16237&codnucjrn=1)

Na saída presenciei a seguinte cena: http://www.youtube.com/watch?v=86jOh5n92bw é claro que com som é muito mais fácil de perceber os alunos provocando, mas dá pra ver que o professor foi prensado por cadeiras.


Leitor, hoje resolvi dar espaço para pessoas que realmente vivenciam a teoria ideológica de alguns na prática do cotidiano, levando em conta sonhos romanceados, crenças, desilusões e alheamentos. Para decepção de alguns jovens, não faço parte dessa guerra, nem estou ao lado da mídia. E os meus valores nesta tão apregoada democracia da pós-modernidade (quiçá hiper), não estão amparados em deus, em diabo, em liquidação de shopping ou em sitcom, mas sim na liberdade de expressão, e, por conseguinte, da opinião, moldada a todo custo por mim mesma.

Para ler o texto na íntegra, clique no link abaixo. Para concordar ou discordar clique nos comentários. Para se envolver, descubra os dois lados antes de decidir e julgar aqueles que não usam as mesmas palavras que você.

http://www.badongo.com/file/3219783


Vica Prestes escreve às segundas, mas hoje resolveu assinar como leitora, dentre tantas realidades que costuma observar. Ah, o post da Paula também fala da ocupação, então aproveita e passa lá: http://cincoemum.blogspot.com/ e deixem um feliz aniversário pra essa guria, certo?!