quarta-feira, 16 de maio de 2007

Vida estressante, vida constante


Viver numa grande metrópole como São Paulo pode ser muito estressante, engarrafamentos, vida corrida, sobrecarga de trabalho, medo e insegurança são alguns dos fatores que levam a sintomas como: músculo tenso, respiração acelerada, irritabilidade e paciência preste a ir para o espaço. Ninguém está livre do stress.

Os avanços tecnológicos transformaram a vida do homem, acrescentando maiores doses de stress ao nosso dia. Estudos apontam que o nível de stress da população brasileira aumentou 50% nos últimos 40 anos.

O stress não é uma doença, mas uma reação instintiva ao perigo real e imaginário, a uma situação de desafio. Ao contrário dos outros animais, a maior parte do nosso stress é mental. Afinal, estamos expostos a brigas, assaltos, acidentes, discussões, além de problemas emocionais. Uma das principais causas do stress é o livre- arbítrio, a possibilidade de escolha trás dúvidas e angústias.

Nesses casos, o nosso corpo libera adrenalina como se tivéssemos em situação de perigo. Em uma grande cidade como São Paulo, a liberação de adrenalina ocorre 50 vezes, em média, por dia.

Pelo incrível que parece, há o stress positivo, afinal o aumento gradual de adrenalina, estimula o desempenho físico e intelectual, o problema está quando o stress é freqüente e prolongado, na vida moderna, o stress negativo é infelizmente o mais constante na vida dos paulistanos.

Por isso a melhor coisa que podemos fazer é, segundo Gilberto Gil, fugir desse lugar baby..........

Mariana escreve às quartas e está muito estressado com os trabalhos e provas, gostaria de poder estar em outro lugar, de férias. Além disso, gostaria de colocar a música do Gilberto Gil, mas não sabe como.

Foto: www.ventania-desvairada.com/archives/Stress.jpg